Dicas de como organizar seu Food Service para o Fim de Ano
O período de fim de ano já chegou, e é não podemos deixar de falar sobre compras antecipadas que movimentam o mercado e aumentam o faturamento dos gestores.
O setor varejista, por exemplo, espera por um avanço de 2,8% nas vendas durante o período de fim de ano. Em 2017, as vendas tiveram um crescimento de 4,7%, valor expressivo principalmente se comparado a período anteriores, acarretados pela crise econômica no país.
O período de fim de ano também surte efeito positivo no cenário de food service. Restaurantes e bares apostam nas celebrações como o fim de ano para atrair mais clientes e, assim, aumentarem seu faturamento.
Por isso a equipe da Entrega São Paulo preparou essa matéria para te ajudar com 4 dicas de como organizar seu food service para o fim de ano!
1° Mantenha tudo planejado
Antes de colocar a mão na massa de forma literal, é necessário ponderar alguns aspectos. O primeiro deles é se o seu estabelecimento está, de fato, preparado para o período festivo de fim de ano.
Em seguida verifique quais opções no cardápio atual possuem mais saída, ideal para o planejamento do cardápio especial de fim de ano.
Com as informações necessárias em mãos é hora de investir em estratégias para trazer os clientes até você.
Por fim, analise se há mão de obra o bastante para o serviço durante a movimentação típica deste período também é essencial para não ocasionar transtornos com o atendimento.
Com as informações necessárias em mãos é hora de investir em estratégias para trazer os clientes até você.

2° Cardápio Especial de Fim de Ano
Comumente descrita como uma celebração tradicional e familiar, o período natalino proporciona muitas opções para se incluir no cardápio. Por isso, dê atenção ao cardápio especial na virada do ano.
A ceia da festa de fim de ano se assemelha, de certa forma, à de Natal, porém o cardápio pode ser baseado na superstição de que alguns alimentos trazem sorte para o ano que se aproxima.
Dependendo do ramo do seu food service, você poderá trazer algumas das seguintes opções ao seu cardápio:
- Peru de Natal;
- Tender Natalino;
- Chester;
- Salpicão de Frango;
- Bacalhau Espiritual;
- Arroz à Grega;
- Farofa Natalina com Frutas;
- Salada de Grão de Bico;
- Maionese de Natal;
- Salada de Lentilha.
Semelhante as outras receitas da ceia de Natal e Ano Novo como as entradas, acompanhamentos, saladas e prato principais, você pode servir tanto uma opção clássica, quanto uma sobremesa complexa para impressionar seus clientes!
E sobremesa é algo que não pode faltar em nenhum cardápio! Por isso para tornar ainda mais especial o seu cardápio de fim de ano, insira algumas sobremesas tradicionais da época. Como:
- Pavê de Chocolate;
- Rabanada;
- Torta Holandesa;
- Cassata de Chocolate;
- Panetone e Chocotone;
- Manjar;
- Biscoitos de Natal.
Como dissemos anteriormente, os pratos servidos no Natal e Ano Novo costumam ser bem parecidos. Mas o que difere entre as suas duas datas são as famosas bebidas!
Por isso no momento de escolher os drinks do seu cardápio se inspire no Ano Novo. E sirva bebidas como:
- Bebida Chilcano;
- Gin;
- Vodka;
- Rum;
- Espumante (clássica);
- Frisantes.
Com tantas opções tradicionais, você já tem o cardápio praticamente pronto.
3° Promoções
Datas festivas são uma boa oportunidade para que os gestores pensem em valores promocionais. Uma ideia seria oferecer um desconto aos clientes que passarem a noite de ano novo no restaurante e consumirem no dia seguinte.
Um drink por conta da casa ou uma garrafa de champanhe para a virada do ano podem ser oferecidos, se couberem no orçamento do seu restaurante.
4° Brindes e Cortesias
Com o planejamento em mãos, é hora de pensar em ações para engajar o seu cliente e tornar a experiência de consumo ainda mais memorável. No Réveillon, música ao vivo ou, caso o seu estabelecimento tiver espaço, um DJ.
Você também pode oferecer uma lembrança para as crianças ou um cartão natalino, por exemplo.
Você pode também estreitar a comunicação enviando e-mail marketing para convidar os consumidores cadastrados em seu banco de contatos para encomendar em seu restaurante durante este período.

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