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Dicas de como organizar seu Food Service para o Fim de Ano

O período de fim de ano já chegou, e é não podemos deixar de falar sobre compras antecipadas que movimentam o mercado e aumentam o faturamento dos gestores. 

O setor varejista, por exemplo, espera por um avanço de 2,8% nas vendas durante o período de fim de ano. Em 2017, as vendas tiveram um crescimento de 4,7%, valor expressivo principalmente se comparado a período anteriores, acarretados pela crise econômica no país.

O período de fim de ano também surte efeito positivo no cenário de food service. Restaurantes e bares apostam nas celebrações como o fim de ano para atrair mais clientes e, assim, aumentarem seu faturamento.

Por isso a equipe da Entrega São Paulo preparou essa matéria para te ajudar com 4 dicas de como organizar seu food service para o fim de ano!


1° Mantenha tudo planejado

Antes de colocar a mão na massa de forma literal, é necessário ponderar alguns aspectos. O primeiro deles é se o seu estabelecimento está, de fato, preparado para o período festivo de fim de ano.

Em seguida verifique quais opções no cardápio atual possuem mais saída, ideal para o planejamento do cardápio especial de fim de ano.

Com as informações necessárias em mãos é hora de investir em estratégias para trazer os clientes até você.

Por fim, analise se há mão de obra o bastante para o serviço durante a movimentação típica deste período também é essencial para não ocasionar transtornos com o atendimento.

Com as informações necessárias em mãos é hora de investir em estratégias para trazer os clientes até você.



2° Cardápio Especial de Fim de Ano

Comumente descrita como uma celebração tradicional e familiar, o período natalino proporciona muitas opções para se incluir no cardápio. Por isso, dê atenção ao cardápio especial na virada do ano. 

A ceia da festa de fim de ano se assemelha, de certa forma, à de Natal, porém o cardápio pode ser baseado na superstição de que alguns alimentos trazem sorte para o ano que se aproxima. 

Dependendo do ramo do seu food service, você poderá trazer algumas das seguintes opções ao seu cardápio:

  • Peru de Natal;
  • Tender Natalino;
  • Chester;
  • Salpicão de Frango;
  • Bacalhau Espiritual;
  • Arroz à Grega;
  • Farofa Natalina com Frutas;
  • Salada de Grão de Bico;
  • Maionese de Natal;
  • Salada de Lentilha.

Semelhante as outras receitas da ceia de Natal e Ano Novo como as entradas, acompanhamentos, saladas e prato principais, você pode servir tanto uma opção clássica, quanto uma sobremesa complexa para impressionar seus clientes!

E sobremesa é algo que não pode faltar em nenhum cardápio! Por isso para tornar ainda mais especial o seu cardápio de fim de ano, insira algumas sobremesas tradicionais da época. Como:

  • Pavê de Chocolate;
  • Rabanada;
  • Torta Holandesa;
  • Cassata de Chocolate;
  • Panetone e Chocotone;
  • Manjar;
  • Biscoitos de Natal.

Como dissemos anteriormente, os pratos servidos no Natal e Ano Novo costumam ser bem parecidos. Mas o que difere entre as suas duas datas são as famosas bebidas!

Por isso no momento de escolher os drinks do seu cardápio se inspire no Ano Novo. E sirva bebidas como:

  • Bebida Chilcano;
  • Gin;
  • Vodka;
  • Rum;
  • Espumante (clássica);
  • Frisantes.

Com tantas opções tradicionais, você já tem o cardápio praticamente pronto.


3° Promoções

Datas festivas são uma boa oportunidade para que os gestores pensem em valores promocionais. Uma ideia seria oferecer um desconto aos clientes que passarem a noite de ano novo no restaurante e consumirem no dia seguinte. 

Um drink por conta da casa ou uma garrafa de champanhe para a virada do ano podem ser oferecidos, se couberem no orçamento do seu restaurante.


4° Brindes e Cortesias

Com o planejamento em mãos, é hora de pensar em ações para engajar o seu cliente e tornar a experiência de consumo ainda mais memorável. No Réveillon, música ao vivo ou, caso o seu estabelecimento tiver espaço, um DJ.

Você também pode oferecer uma lembrança para as crianças ou um cartão natalino, por exemplo.

Você pode também estreitar a comunicação enviando e-mail marketing para convidar os consumidores cadastrados em seu banco de contatos para encomendar em seu restaurante durante este período.



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